Saturday, November 18, 2006

"Perfume" & "the Departed"





















16novembro2006
local: Dolce Vita Coimbra
filmes: Perfume
The departed
sessão: 21h (the departed)
21h10 (Perfume)
Sei que parece confuso. Dois filmes projectados ao mesmo tempo, como seria possível eu estar em duas salas de cinema ao mesmo tempo?!
É simples... não estive.
Esta foi uma ida ao cinema um pouco estranha. Se soubessem a complicação que foi para decidir se iamos ou não ao cinema; e o filme a ver, passavam-se.
Mas lá decidimos na medida dos possiveis, ou seja, dividimos o grupo. As pessoas que queriam ir ver o filme Perfume foram ver esse filme, os outros viram o the Departed. A Lilia e a Sara foram ver Perfume; o Lipe, o Dário e eu fomos ver the Departed. A Heloisa não teve possibilidade de vir ao cinema.
Portanto não posso dizer nada sobre o filme Perfume, mas já quanto ao the Departed é diferente, porque vi.
the departed...
Um filme violento não recomendado a crianças; adequado a adultos não sensíveis. As personagens movimentam-se numa trama muito bem montada em que infiltrados em ambos os lados fazem movimentar as peças humanas na mesa.
O trailler fica um pouco longe do que é realmente o filme, e o espectador é surpreendido no final. Um filme onde o sangue é um elemento constante.
Como disse o final foi um ponto positivo, porque o elemento surpresa é sempre importante numa boa narrativa, e aqui ele esteve presente.
Não revelo o final.....
reunião pós filme...
Depois do filme terminar, esperámos pela Sara e Lilia que não tardaram a aparecer. Sentámo-nos numa das esplanadas interiores do dolce vita e confrontámos as várias reacções aos filmes. Elas mostravam ter gostado bastante do filme, nós também lhe tentávamos dizer que o the departed era um bom filme. Falamos de mais alguns assuntos. E depois casinha...

Children of men



7novembro2006

local: Forum de Coimbra
filme: Children of men
sessão: 21h

Mais uma sessão de cinema! Depois de terminarem as aulas (17h), a Lilia, a Sara e eu, fomos apanhar o autocarro nº6 (o único àquela hora que nos deixava próximo do fórum de Coimbra), para depois às 21h assistirmos a uma sessão de cinema no fórum.
Em primeiro lugar devo referir que o autocarro estava apilhado de gente. Isto numa imagem:


'sardinhas em lata'

Ainda era cedo e deu para dar umas voltas pelas várias lojas; ver alguma roupa, admirar os cds, livros e DVD's na FNAC. O habitual.... Comemos na fantástica Pans and Company, e descobrimos que a promoção que existe no dolce vita dos 7euros (uma refeição e um bilhete de cinema) não chegara àquelas paragens.

Quase em cima da hora da sessão fomos para a entrada do cinema, esperar os nossos amigos Dário e Lipe, que iriam ver o filme connosco. Comprámos os bilhetes e vimos o filme.

Filme....

Quando vi o cartaz não estava à espera de um filme deste género. Talvez imaginava algo com um sentido dramático mas simultâneamente cómico. Não é que o cartaz esteja desajustado do filme que publicita, eu é que ando sempre a imaginar coisas.

O filme em si é carregado de um humanismo único. E ao pensarmos que toda uma realidade que ali é expressa pode acontecer, é até certo ponto assustador. As guerras, os problemas sociais, o fim do mundo da forma mais inacreditável (em que a natalidade é algo 'extinto').

Depois a utilização de algum humor negro. Quem diria que o herói deste filme tem que passar por tamanhos obstáculos, com umas sandálias calçadas! A loucura!

É claro que não vou revelar o final....

Os momentos Yorn...

  • um Tsunami dentro da sala de cinema, com um copo cheio de refrigerante (acho eu) que caiu ao chão. Vítimas: a minha mala azul e alguns papéis que eu tinha no interior desta.
  • o lipe ter estacionado o carrão no meio do centro comercial (pois, pois...)
  • termos visto a casinha do Pai Natal e o cadeirão dele, mas não o vimos a ele

Depois do cinema, e de darmos mais uma vista de olhos pela FNAC (é quase uma segunda casa para nós), fomos até ao TAGV. O Lipe levou-nos no carro e fomos tomar um café. Depois fomos cada um para sua casinha.

Latada Coimbra 2006-2007



31outubro2006

A latada foi o gozo absoluto. Eu não pude viver a tradição a cem por cento, (este ano deveria ter levado o nabo e o grelo). Isso não foi possível porque estava de volta de um trabalho para a universidade. Contudo não perdi tudo! Foi fantástico porque de uma perspectiva de observadora, consegui visualizar toda a animação dos estudantes.
Os doutores e caloiros iam no cortejo até ao rio Mondego uma vez mais, para baptizarem os novos caloiros!
Os mais astutos já deverão ter reparado que este ano o dia de cortejo da latada correspondeu exactamente ao dia do Halloween (a noite de 31 de Outubro), e talvez por isso surgiram alguns caloiros vestidos de bruxos e bruxinhas. Referia ainda as floribelas, as estrelinhas, uns pacmans amarelos, umas aves com problema de penas, entre outros..
A tradição cumpriu-se uma vez mais…

Sunday, November 05, 2006

Black Dahlia (2006)


Terça- feira 17 Outubro 2006

Noite de cinema ......... O terror dos relâmpagos

local: Dolce Vita de Coimbra

filme: Black Dahlia

sessão: 21h30

sala: 1 fila j (embora tenhamos ido para a sala 3, fila i)

A Lilia, a Sara, o Dário, o Lipe e eu fomos ver o filme Black Dahlia uma experiência verdadeiramente única. A Heloisa não conseguiu vir connosco, teria que recuperar da noite anterior, a qual passou a fazer um trabalho.

Tudo começou com a entrada para a sala de cinema. Tinhamos no bilhete a indicação para uma sala, e vem um senhor que nos manda entrar noutra. Até que estava tudo a correr bem, quando somos surpreendidos com o facto da sala não ter fila J! É bastante positivo, caros leitores.

Como qualquer individuo normal, voltámos atrás para comunicar a nossa maravilhosa descoberta ao senhor que nos indicara o número da sala. Mas ele assegurou-nos que era para ali que deviamos ir! E fomos... Sentámo-nos na fila H, que ficava ao fundo da sala, e ainda o filme não tinha começado e chegou um grupo, que supostamente tinha os bilhetes para aquela fila. Não querendo espancar ninguém,(até porque ninguém tinha culpa nesta situação), decidimos ir para a fila atrás desta, onde ainda haviam alguns lugares livres. Vimos o filme na fila I!

O filme....

Em poucas palavras, Black Dahlia é um bom filme. Um pouco confuso no final, requerendo talvez que se veja o filme uma segunda vez. Os actores estão bem para os personagens, e a fotografia é fantástica. (desculpem os termos, é que isto não se trata de uma crítica aprofundada do filme, só um breve apontamento da minha ida ao cinema)

No final....

Terminado o filme, fomos beber uns ice-teas e sentámo-nos a falar sobre o filme que tinhamos acabado de ver e outros. Ainda aproveitámos para tirar umas fotografias com a máquina fotográfica da Lilia.

Os relâmpagos, já se viam através dos vidros transparentes do tecto do Dolce Vita (e não eram os flashes da máquina fotográfica), o som veio depois. Com ideias de irmos para a noite, embora já fosse tarde, tentamos chegar à Solum. Estava a chover a 'potes' e os relampagos eram assustadores. A Sara estava delirante, porque adora relâmpagos; eu estava cheia de medo!

Decidimos ir no carro do Lipe, corremos para nos enfiarmos dentro do carro, mas porque o tempo estava mesmo feio, acabámos por não ir para a noite. O lipe deixou-me a mim e à Sara na residência da Sara, e foi levar a Lilia e o Dário a casa. A sara teimou em filmar os relâmpagos da janela do quarto da residência, (que convém dizer que fica no quinto andar), eu estava lá com ela, e estava apavorada). Pelo que o Dário me contou mais tarde, ele e o lipe fizeram o caminho debaixo de uma chuva torrencial com relâmpagos a cair com grande intensidade. "parecia que estavamos num barco, tal era a quantidade de àgua à nossa volta" - eram mais ou menos estas as palavras dele.

Ficou tudo bem! A chuva e trovoada acabaram por passar...

Template by:
Free Blog Templates