Sunday, October 12, 2008

Burn After Reading (2008)



Burn After Reading
Título em Português: “Destruir depois de ler”

Local: Dolce Vita Coimbra
Sessão: 00h (sala 5)

Realizador: Ethan Coen e Joel Coen
Argumento: Joel Coen e Ethan Coen
Género: Comédia, Crime

-----------------------------------------------------------------------------------------

Dia 8 de Outubro de 2008. O relógio marca as 00h. Com um corneto de nata na mão, (o que é sempre uma opção para diferir das pipocas usuais) dirigi-me à sala de cinema com a Sara, para ver o mais recente filme dos Coen: “Destruir depois de Ler”. Hum…

Impressões?! Primeiro não é o meu género de filme, mas isso não implica à partida que coloque na reciclagem com um simples mover de cursor. O filme tem um enredo que por ser complexo, leva-nos a reflectir e formular quem é quem no filme, e como é que no final uma interacção pode resultar num fascinante encerramento dos factos. A comédia serve de balanço do filme, não num “scary movie” kind of way” mas sim num humor mais negro, o que acaba por ser brilhante. Ver uma CIA completamente desinformada e com uma actividade disfuncional, onde os escritórios pareciam mais pequenas arrecadações, simplesmente desprovidas das usuais vassouras e produtos de limpeza que normalmente nelas se encontram, é simplesmente espectacular. Em seu lugar, temos uma mesa, e algumas cadeiras…. E claro o emblema dos serviços secretos, para que exista uma localização e identificação do que é pretendido na narrativa.

Poder-se-á dizer que parodiamos uma América paranóica na expiação, onde os personagens vivem constantemente numa posição de observados, ou de observadores. Vemos a existência de um segredo e a sua sobrevalorização. Assim como o proveito pessoal adjacente, que conduzirá mesmo à traição da pátria, se assim for preciso, e passamos a vender ao inimigo informações supostamente altamente secretas. Sim, porque estamos a falar aqui, de fazer de tudo para conseguir realizar umas cirurgias plásticas.

O filme inicia com este fantástico genérico, (até parece que estamos a fazer uma pesquisa no Google Earth, digo eu a brincar.) Uma qualidade muito porreira, que introduz o espaço e consequentemente os primeiros factos que vão conduzir a história.
Primeiro: um agente da CIA é despedido (demite-se, quando vê que o estão a colocar na rua).
Segundo: Sem mais nada para fazer, o ex-agente resolve escrever as suas memórias.
Terceiro: o casamento dele já viu melhores dias
Quarto: um ginásio, Brad Pit, e uma gaja que quer melhorar as suas qualidades físicas
Quinto: George Clooney um engatatão e muito atlético.

Quando o suposto manuscrito de memórias (com detalhes secretos) cai nas mãos de Chad Feldheimer (Brad Pit) e Linda Litze (Frances McDormand), surge a hipótese de conseguir algum dinheiro em troca da informação. O extravio de informações secretas, leva a CIA a procurar resolver a situação resolvendo enviar um agente para tratar do assunto.
Temos presente um jogo maléfico, construído com um humor inteligente. Não dá para rir às gargalhadas. O que temos é um riso mais profundo que resulta da reflexão e processamento das situações. Ok…. Também existem cenas onde o riso é provocado através de uma acessibilidade mais imediata (cadeira com um mecanismo peculiar (pénis)).



(Atenção Spoilers!!)
Melhor: a surpresa de ver a personagem interpretada por Brad Pit a ser baleada.
Pior: lentidão narrativa, no início. (Ou então é mesmo do género, e eu não aprecie muito)

Tuesday, October 07, 2008

Long Distance (2005)

"Long Distance"
Título em Português: "Voice Mail"


Estranhas traduções… mas o pessoal já está habituado. Lol
Um filme de Markus Stern.





When a Stranger Calls (2006)

"When a Stranger Calls"
Título em Português: "Chamada de um Estranho"






É por situações como as que se passam neste filme, que ser babysitter nunca foi muito apelativo para mim. A casa até pode ser fantástica, tudo parecer possível de fazer uma ‘rave party’ enquanto os donos estão fora… cuidar de putos quando eles já estão a dormir também não parece ser assim tão complicado. O problema é quando não estamos tão sozinhos como pensamos, e quando as grandes dimensões da casa, que no início eram bastante acolhedoras, com o anoitecer, parecem reservar cantos escuros onde algo pode estar à espreita.
O filme conta com a presença de bons actores e actrizes. Faço ênfase à participação de Katie Cassidy que participou na série “Supernatural” no papel de Ruby (3ª temporada).

(De seguida está uma análise mais detalhada do filme. Utilizei-a no trabalho de uma disciplina). E isto porque a preguiça é maléfica e não me apetece escrever mais! LOOL
[CUIDADO: CONTÉM SPOILERS]
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um filme de 2006, realizado por Simon West, e que consiste num remake do filme com o mesmo nome de 1979. Como argumentista temos Jake Wade Wall.

O filme de 1979 foi baseado no mito urbano "The Babysitter and the Man Upstairs".
O filme de 2006 é um remake, mas afasta-se em vários pontos da primeira história.

No filme de Simon West temos a história de uma rapariga, Jill Johnson, que é contratada como babysitter para tomar conta de uns miúdos, enquanto os pais estão fora.
Tudo parece correr bem, até que começam a telefonar para a casa. Ao início Jill pensa que se trata de uma partida dos colegas, que nessa noite estavam numa festa. Mas à medida que entramos na noite, o ambiente vai tornando-se mais pesado, e aquelas chamadas, que no início ficavam pelo silêncio ou somente respiração ofegante, acabam por também ganhar uma voz inquietante. Assustada, a jovem telefona para a polícia, e é então aconselhada a manter o estranho em linha durante o maior tempo possível, de forma a tentar localizar a chamada.
Quando a voz lhe diz "Have you checked the children?", Jill dirige-se para o quarto das crianças, onde se encontram um rapaz e uma rapariga a dormir profundamente. Tudo parece estar bem, mas o medo agora já tomou a personagem e também o espectador.
E o medo atinge o ponto máximo, quando se sabe que o estranho das chamadas anónimas está dentro de casa. Agora que Jill sabe que não está mais segura dentro daquela casa, toma consciência que só ela pode tirar os miúdos dali para fora e colocá-los em segurança. Contudo as coisas não serão assim tão fáceis. E embora ela consiga retirar salvar as crianças, e o estranho ser apanhado pela polícia, o facto é que o evento daquela noite mudou aquela rapariga, e ela ainda receia a presença do assassino.
No filme de 1979, o homem aparece ao cimo das escadas para vir ao encontro de Jill, esta que foge porta fora de casa a gritar. Sabe-se depois que as crianças já haviam sido mortas. Mas aqui a história avança até à vida adulta de Jill, voltando o assassino a aparecer mais tarde.
No filme de 2006 temos uma casa modernizada que consegue contudo captar o sombrio necessário a este género de filmes.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sunday, October 05, 2008

Saturday, October 04, 2008

zÉ cARLos

ESTREIA: 5 de Outubro - Domingo

É já amanhã à noite que poderemos assistir a mais humor dos Gato Fedorento.
A hora de estreia está marcada para as 21h55, na sic.

Wall-e



Local: Dolce Vita Coimbra
Filme: Wall-e
Sessão: 00h10(sala1)
--------------------------------
Título original: Wall-e
Realizador: Andrew Stanton
Género Animação

Um filme para toda a família.

Template by:
Free Blog Templates